O comportamento do setor turístico no pós pandemia.
- Jornal Expresso Anhembi
- 11 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 29 de out. de 2020
Notícia de Meio Ambiente e Turismo
Por: Erica Almeida
No contexto atual da pandemia provocada pelo Novo coronavírus, o setor do turismo foi um dos maiores afetados, devido a restrição de regiões fronteiriças, fechamento de parques, museus e áreas de visitação ao público.

A previsão de retomada é em longo prazo, em contrapartida, o setor busca alternativas e modelos de adaptação ao “novo” normal. Com isso, o ecoturismo ou turismo sustentável é visto como oportunidade de alavancar o turismo regional e uma alternativa para recuperação desse mercado.
Medidas aplicadas que visam a preservação do meio ambiente e à cultura local, são ótimos atrativos a experiência do viajante e ainda, causar impactos positivos para a sociedade e economia do país
O Brasil é um país em rica cultura histórica, consequência de sua extensão territorial e das características geradas em cada região: suas praias, florestas, montanhas, fauna e flora compõem a paisagem e o clima tropical.
Porém, na contramão da conscientização, a demanda fez surgir o Turismo Predatório, no qual voluntária ou involuntariamente os espaços ambientais sofrem degradação, uma vez em que pouco são levadas em consideração manter uma infraestrutura mais preparada para receber pessoas de modo a preservar áreas verdes e outros patrimônios naturais.
Ainda que tais atividades possam construir boas relações entre comunidade e turista, o visitante precisa fazer a sua parte. Medidas simples e eficazes podem fazer da viagem uma ação essencial de preservação, bem como: respeito a cultura local, evitar atrações que exploram animais e escolher com cuidado as empresas prestadoras de serviço.
Comentarios